terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A vida não é virtual

Vida é respeito pelo ser humano, pelo lugar e pelas relações que a conjunção destes fatores estabelecem.

Os meios de comunicação são entendidos desde a década de 1960 como agentes de massa. Podem ser utilizadas então, da forma que melhor aprouver neste objetivo. Neste mundo onde estamos inexoravelmente mediados de alguma forma, onde muitos vivem e constroem realidades virtuais (e acreditam nelas), muitas dimensões do humano são questionadas e superadas. Há quem acredite, como o próprio Marshall MacLuhan (o Papa do entendimento das mídias modernas) que o meio altera a perspectiva das pessoas que o utilizam - e mais - que os meios são extensões do homem.

Sim, e porque este discurso chato no meio desta confraternização?

Porque, lamentavelmente algumas pessoas não tem noção do lugar, do papel e dos meios que estão a seu alcance. E desta forma esquecem a dimensão humana das relações que podem estabelecer.

Como aquela velha piadinha que alguém lembrou um dia desses na TL - do cara que gostava tanto de seu carro que, depois de ser destruído num acidente e transformar sua sucata em uma espada, morreu pela própria espada -, tem gente que transformou estas enquetes, que deveriam ser um espaço de confraternização como foi dito e repetido, em um momento extremamente desagradável.

Esta pessoa, que foi indicada para o Prêmio Andy Warhol por um blog fantasma, recebeu posteriormente a indicação de uma pessoa amiga, e amigos são tudo na minha vida: pedido de amigo é lei. Não conhecia, mas aceitei, afinal a proposta sempre foi de integrar a tuitosfera de Belém, em torno de pessoas queridas.

Desde o início eu tenho me feito de surda-cega-muda a provocações bobas desta pessoa. Porém, esta pessoa levantou levianamente suspeita sobre uma das participantes (companheira de longa data das lides virtuais, e que por acaso não nos seguíamos, inclusive) e tentei argumentar o absurdo do uso de meios escusos numa brincadeira de amigos... Bem, não vou aqui expor a novela mexicana-non-sense que isso gerou na TL nas últimas 24 horas.

Esta mesma pessoa indicou-me a base de sua "campanha eleitoral" no Facebook (alô: a brincadeira é da tuitosfera, lembra?), numa página onde ele vinculava a sua participação na enquete pela campanha do plebiscito e outros vínculos políticos que nada tem a ver com o contexto. Não satisfeito, tendo divulgado o link na TL, encontramos uma série de posições ofensivas aos participantes, especialmente àquela citada acima.

ACABOU, VIU! Não estou aqui, nem aqueles que me querem bem, para receber ofensas!

Não vou excluir o blog, embora tenha dito que iria fazer, num ultimato quando, alertado, todos os limites do bom-senso e da paciência foram superados. Contudo, peço desculpa a todos os participantes do Prêmio Andy Warhol e estabeleço agora um ponto: vou excluir a enquete, zerar todos os votos e estabelecer uma premiação parcial para @VinNyAP.

PARABÉNS, VOCÊ CONSEGUIU SEUS 15 MINUTOS DE FAMA @VinNyAP!!!

Extinto o fato, como diriam os juristas, retomemos à eleição do Prêmio Andy Warhol, no mesmo clima saudável em que estão sendo conduzidas todas as outras enquetes.
E @LuBrasil, embora você tenha pedido, não será excluída, senão eu vou brigar contigo!
Aceitando a indicação da @brabul, vou inserir o @pedrox (e @lucianosb por vontade própria, afinal eu sou a dona da bola!) como concorrentes do Prêmio Andy Warhol.

A vida não é virtual: é feita de trocas de ideias e de afetos reais, mesmo que sejam em emoticons. E o meu carinho é real, assim como o bem que muitos de vocês (alguns que nem conheço pessoalmente) me fizeram, vocês sabem disso!

Amigos, peço que retornem a votar no Premio Andy Warhol, assim que estiver refeita. E votem em vários nomes, para que a brincadeira fique menos polarizada, gerando tensões.

O quadro anterior estava assim:

@a_moca_do_taxi
20 (1%)
@andersonjor
16 (1%)
@Beto_Persi
14 (1%)
@brabul
9 (0%)
@brunafeia
107 (10%)
@cacopoeta
4 (0%)
@carolparaense
18 (1%)
@ChuvaDasDuas
20 (1%)
@DanKaufman_
9 (0%)
@divabelem
4 (0%)
@djseninha
22 (2%)
@Esperancabessa
8 (0%)
@glauberibeiro
5 (0%)
@graca_brasil
123 (11%)
@istalo
54 (5%)
@Just_KF
5 (0%)
@LafayetteNunes
5 (0%)
@lorodadoca
28 (2%)
@lubrasil
339 (31%)
@merdasoriginais
13 (1%)
@oSergio
50 (4%)
@Pettersonfarias
26 (2%)
@ritamcsoares
21 (1%)
@sandrinhop
11 (1%)
@romerosimone
7 (0%)
@tantotupiassu
19 (1%)
@rfbrasiliense
10 (0%)

Um comentário:

  1. Menos brigas mais sexo, ja dizia o sabio rs
    ps: eu ia pedir pra tirar meu nome, ams ja tiraram automaticamnente kkkk obg e boa sorte
    ps; me convidem pra festinha :)

    ResponderExcluir